Não deixemos que a nuvem da incerteza obscureça nosso caminho para que caiamos nas armadilhas da certeza ilusória.


Meus caros amigos e colegas de Oxford, é uma grande honra estar aqui hoje com vocês, nesta prestigiosa instituição de ensino e pesquisa. Permitam-me compartilhar com vocês algumas reflexões sobre a verdade e o conhecimento e sobre a importância de construir nossas crenças e verdades em fundamentos sólidos e firmes, baseados na razão e no conhecimento concreto.

 

Acredito que a verdade não pode ser construída em cima de mentiras ou ilusões, ela deve ser uma construção sólida e inabalável, que só pode ser alicerçada através da razão, de fatos concretos e evidências, pois como uma torre que desafia o tempo e as intempéries, ela deve resistir aos ventos e às tempestades que assolam a nossa existência.

 

Muitos buscam encontrar respostas para os mistérios do universo em dogmas e crenças infundadas, mas a verdadeira sabedoria reside em questionar e investigar o mundo ao nosso redor, utilizando os instrumentos que a ciência, a filosofia e a cultura nos fornecem, pois só nelas encontraremos as pedras que comporão os pilares que nos darão uma base sólida para a construção de um mundo, que não será alicerçado pela incerteza ou pela dúvida.

 

Mas não podemos nos contentar com a nuvem fugidia da certeza efêmera que se esvai ao menor sopro de vento, mas devemos buscar a verdadeira certeza que como uma rocha sólida e imutável, é capaz de resistir às tempestades da vida. E é somente através da ciência, da filosofia e da cultura que encontramos as pedras que compõem essa construção.

 

Somente assim poderemos encontrar uma base sólida para a compreensão do mundo, uma base que não será abalada pela incerteza ou pela dúvida. Portanto, meus caros colegas, não deixemos que a nuvem da incerteza obscureça nosso caminho para que caiamos nas armadilhas da certeza ilusória.

 

Devemos buscar construir nossa compreensão do mundo em uma estrutura sólida e inabalável, utilizando os instrumentos que temos à nossa disposição, e assim encontraremos a verdadeira sabedoria, essa que é a ferramenta que nos guiam nessa jornada para uma compreensão mais profunda e completa do mundo. Obrigado!

Comentários