E olhando para o horizonte, eu sentia que a névoa que me envolvia era uma metáfora para a ignorância que me cercava. Mas eu não me deixava ofuscar por isso.


Era uma manhã nublada, a cidade estava mergulhada em uma espessa névoa que envolvia tudo em um manto cinzento e silencioso. Enquanto caminhava pelas ruas, meus pensamentos vagavam pelos temas que mais me fascinavam: a busca pelo conhecimento e a busca pela verdade, em um mundo onde a ignorância se espalha como um vírus. Em um mundo onde a ignorância corria solta como uma epidemia, ser um humanista secular era uma tarefa árdua.

 

Mas eu não me deixava abater por isso. Pois acreditava que somente através da ciência poderíamos encontrar a cura para a ignorância, e que só assim poderíamos nos libertar das amarras da superstição sobrenaturais. Para os humanistas, a verdade e a sabedoria são tesouros que só podem ser encontrados através do conhecimento científico.

 

Pois somente através do conhecimento que podemos moldar o mundo de acordo com nossa própria vontade e visão, sem nos rendermos à tirania da superstição ou da tradição. E olhando para o horizonte, eu sentia que a névoa que me envolvia era uma metáfora para a ignorância que me cercava. Mas eu não me deixava ofuscar por isso. Pois sabia que, assim como a volátil névoa que eventualmente se dissipa, também poderíamos dissipar a ignorância com uma baforada de conhecimento e de razão.

 

E assim, enquanto caminhava por aquelas ruas escuras e nubladas, eu sentia que estava caminhando em direção à luz. Pois acreditar na ciência e no conhecimento era uma forma de nos conectarmos com as maravilhas do mundo que nos cercam, e de entendermos verdadeiramente a natureza humana e a nossa própria existência.

Comentários